quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Farinha do mesmo saco

A “grande” questão que ronda os palcos da política, nos últimos tempos, é a eleição para a presidência da câmera dos deputados.

Havia duas candidaturas, uma do atual presidente, Aldo Rebele, do PC do B, amigo do presidente Lula, um pseudo-comunista. Por outro lado, o candidato Petista Arlindo Chinaglia. Dois deputados eleitos por São Paulo.

Duas candidaturas governistas, o que mostrava uma apatia da oposição por não levantar a bandeira de um candidato que fosse contrário à situação.

Então, José Serra e Aécio Neves, governadores de São Paulo e Minas Gerais, articulavam um esquema para dar a presidência da câmera ao Petista Arlindo Chinaglia, em troca, teriam apoio do PT para colocar seus candidatos nas presidências de suas respectivas Assembléias Legislativas.

Acontece que essa atitude desagradou uma série de líderes Tucanos, principalmente aqueles que têm maior proximidade a lideres do PFL e que posicionam-se contra o PT. Ou seja, a Ala de FHC e a derrotada Alckmista.

Se antes já se acreditava que o PSDB fosse um partido rachado, hoje se tem a certeza de que é. A manobra de Serra e Aécio foi possível pelos líderes do PSDB Baiano, que de todos os diretórios estaduais, é o mais próximo ao PT.

PSDB e PT, na Bahia, fazem grande oposição ao PFL, até di-se por ai que os membros do PSDB da Bahia são mais Petistas que os próprios Petistas.

Então, após certa sacolejada do PSDB, FHC conseguiu levantar uma terceira candidatura e acabar com o acórdão de Serra e Aécio. O que não muda muito o cenário.

Serra e Aécio parecem não temer muito a queda do esquema que levaria um candidato da situação à presidência da câmara.

Acredita-se que o candidato do PSDB do Paraná, Gustavo Fruet, dificilmente passará ao segundo turno, quem dirá vencer as eleições!? E mesmo, numa hipotética possibilidade, que fosse eleito, não crê-se que ele conseguiria ter a influência que se esperaria.

No fim, independente de quem for o próximo presidente da câmara, só se tem uma certeza, que pouca coisa vai mudar, apoiado na certeza de que os três candidatos e seus partidos são farinha do mesmo saco.


Notícias interessantes sobre:
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,AA1423661-5601,00.html
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,AA1423923-5601,00.html
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,AA1424269-5601,00.html

Sem comentários: