segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Equilíbrio - A grande questão

Conversando com meus botões, vi-me com uma conclusão que deveria ser das mais óbvias: O grande problema do mundo é o equilíbrio - ninguém o tem.

Sempre pendemos em uma bipolaridade, estamos em uma cultura global que é maniqueísta. Sempre pendemos para um lado.

Por muito tempo, o mundo se dividiu em dois sistemas, comunista e capitalista.

O comunismo, visava alcançar um sociedade onde o coletivo imperasse, para que todos tivessem tratamentos iguais por parte do Estado e da sociedade. Tal tentativa não fora bem sucedida.

O capitalismo tem em seu liberalismo o ideal do individualismo. É muito ismo, sem dúvida, mas a ênfase no individuo e o abandono do coletivo é o que gera as mazelas de nossa sociedade atual. É isso que cria as falhas sociais como miséria, pobreza, violência e desigualdade. Outro sistema que não é bem sucedido.

O grande problema dos ideais humanos é que eles são focados e um único ponto, pendem a um único extremo, não detém equilíbrio.

Da mesma forma, nosso comportamento espiritual. Ou somos liberais ou somos conservadores... Pentecostais ou fariseus... Puritanos ou liberalistas... Fanáticos ou negligentes. Sempre pendemos a um extremo, sempre nos rotulamos e rotulamos aos outros em um extremo, da forma que aparentam ser.

Deus criou um universo que funciona em plena harmonia. A perfeição de Deus é harmônica, está em equilíbrio e funciona de forma sistemática. Somos nós e nosso pecado que desregulamos tais organismos, somos nós que rompemos o equilíbrio.

Hoje, para mim, a grande questão como Cristão é combater os meus preconceitos, os meus bloqueios e os meus traumas e saber aceitar a Deus naquele que eu condeno, naquele que considero estar em um extremo completamente diferente do meu.

Tenho duas experiências de religiosidade completamente discrepantes. Metade do mês vou a minha igreja, a IASD Nova Semente. Outra metade, à igreja dos meus sogros, Unasp Campi 2.

São ambientes complemente diferentes. Tive que aprender a enxergar a Deus em realidades diferentes, e entender que o que Ele quer é levar o coração de cada um de nós, que está em um extremo, para o centro.

Deus quer equilíbrio, comunhão e religiosidade de todos nós. Sejamos o que formos, o que Ele deseja é que saibamos estar em harmonia e não pendendo às nossas conveniências.

Sem comentários: